domingo, 9 de junho de 2019

Pensamentos de alguém que tem um primo que passou em medicina.

    A vocação profissional se estabelece por meio de um processo histórico-social de cada pessoa. Ela não é inata e surge antes do nascimento, não é uma predestinação. Normalmente a vocação está naquilo que alguém mais gosta de fazer, é impossível ter uma vocação para algo que não se gosta. As vezes a vocação está naquilo que se relaciona com os valores da pessoa, mas esta ainda não descobriu a existência dessa área.
  Sobre a lenda do destino, esse pensamento muitas vezes invalída anos de esforço de um profissional. Ninguém nasce predestinado a algo, para se fazer algo bem é necessário muito esforço e dedicação. O que existe é diferentes facilidades de estudo, oriundas do processo de vida da pessoa. Inicialmente ninguém sabe mais do que os outros, pode haver uma facilidade diferente de pessoa para pessoa, porém, qualquer um precisa de esforço para fazer algo.
    Assim sendo, a vocação como se tem normalmente idealizada não existe. Predestinação é coisa de mitologia grega, esforço e dedicação são os caminhos da vitória no presente. Os diferentes caminhos individuais criam facilidades para cada pessoa, mas estas devem buscar o autoaprimoramento para que seja uma vocação, ou não, porquê ninguém é obrigado a fazer algo só por ter facilidade.


Henrique Tsuji - 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário