Se você não possui alguma aptidão, não sabe identificar gostos pessoais ou citar algum hobby que gosta de praticar ao tempo livre, com certeza esta no caminho errado para escolher a profissão ideal.
É como se fosse uma pirâmide que você vai construindo ao longo do ensino, ou se você não for um estudante, ao longo da vida. Trasse uma linha, a primeira linha da pirâmide, com a seguinte pergunta: O que eu gosto de fazer em meu tempo livre? E responda nas laterais da pirâmide. Depois trasse outra linha, perguntando: Eu sou boa em que?, e depois novamente responda ao lado. E assim suscetivamente, com as seguintes perguntas: Eu gosto, ou gostava, de quais matérias na escola? Tenho facilidade de lidar com pessoas e falar em público? Prefiro um vida rotineira ou mais agitada? Como eu me vejo daqui 10 anos?. É uma grande pirâmide mas que pode te ajudar bastante. Mas lembre-se! Pesquisar nunca é demais. Pesquise sobre várias profissões e como é a vida do profissional. E tente não pensar muito no salário, pois o dinheiro é apenas uma consequência de uma escolha em que te fará feliz!
Depois de montar a pirâmide e descobrir o que mais lhe agrada, é hora de pesquisar sobre universidades. Procure sobre grade horária e veja quais matérias cada uma tem a oferecer.
Viu só? Mais um etapa concluída. Agora que você já sabe a profissão e a universidade, basta ver os recursos disponíveis que te fará ingressar na universidade escolhida. E muitas metas foram concluídas ao longo do caminho, como a escolha do curso, da universidade e dos recursos disponíveis. Mas agora é sua vez de conseguir o objetivo final. Se graduar!
Bruna. N: 6
Nenhum comentário:
Postar um comentário