Durante as aulas de Preparação Acadêmica foi apresentada uma
palestra, elaborada por uma aluna que está no terceiro ano do ensino médio em
nossa escola, a respeito do sistema de cotas utilizado por alguns vestibulares.
A estudante explicou questões como o funcionamento do
sistema de cotas, quem tem direito nesse sistema, os dados sobre a inclusão dos
cotistas nas faculdades e reflexões sobre ser a favor ou contra e porquê.
Com o foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ela
nos explicou que 50% das vagas nas universidades são destinadas aos cotistas,
onde serão subdivididas, sendo metade para os estudantes de escolas públicas
com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio, e metade para
estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo
e meio. Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo
correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas, que tem direito no
sistema de cotas raciais.
Ela nos apresentou o grande aumento na inclusão de negros,
pardos e indígenas nas faculdades após a aplicação do sistema de cotas, e a importância
sobre tal questão.
Por fim, refletimos a respeito da história dos negros,
pardos e indígenas em nosso país, e a importância da inclusão na sociedade e obtenção
de direitos, tais como educação e mais possibilidades para os mesmos.
Vitória Rodrigues nº38
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