sábado, 21 de setembro de 2019

Entendendo as cotas sociais

Em relação às cotas raciais foi feita uma palestra por uma aluna da 3° sobre cotas raciais e o preconceito de outras pessoas com a cota foi esclarecido como funciona o sistema de cotas e como são poucas vagas que as pessoas que concorrem, com cota são menores do que para escola pública e ampla concorrência, em que algo que foi feito para justiça na verdade existe grande injustiça.


Beatriz  Pereira n° 5

Experiência universitária

A palestra com o aluno no Emerson foi sobre a rotina que ele tem na faculdade , o quanto ele mudou como pessoa forma de pensar, a questão dos estudos antes o Emerson não era acostumado a estudar agora é necessário que ele estude todo dia , e os professores também são diferentes do da escola eles não são de ficar cobrando.

Beatriz  Pereira n° 5

Palestra sobre o Empreendedorismo

A palestra sobre empreendedorismo foi muito bom para o meu crescimento e conhecimento geral do que é empreender , e que esse curso ou recursos utilizados por um empreendedor são nada mais nada menos do que táticas e estratégias necessárias para quase todas as áreas , o Aluno Fred da Universidade moura lacerda que cursa empreendedorismo, nos contou um pouco sobre o curso para entendermos um pouco mais profundamente sobre a área, e ele deu vários exemplos práticos de empreender já executados por ele o que me inspirou em um dia eu me formar e ser uma empreendedora de um grande negócio. A palestra me ajudou com dicas de um bom livro como por exemplo mindset que não é só um livro para quem quer empreender mas para qualquer pessoa que queira crescer como pessoa e saber viver em sociedade ou seja um livro para todos , planejamento foi uma das coisas que percebi que cabem em toda área do mercado , riscos calculados também são contados para aqueles que pretende fazer uma empresa funcionar é várias outras coisas.

Beatriz  Pereira n° 5



Palestra Aluna de Direito ! A vida na faculdade

A ex aluna Isadora que estudou na escola, foi falar da sua faculdade como funcionava o que ela fazia, levar curiosidades e novidades sobre a determinada faculdade dela que é direito , pude perceber que a grade o sistema da Universidade privada que ela faz é como uma pública.

Beatriz  Pereira n° 5

Palestra ciência da computação

O aluno Emerson que cursa ciência da computação discursou sobre como é a sua rotina de universitário e o porquê da escolha do seu curso.
Ele Escolheu cursar Ciência da Computação pois relatou que é uma área bem abrangente no mercado de trabalho e que se destaca no mundo contemporâneo da tecnologia, para para conseguir destaque nesta área precisa se manter bem atualizado.
Emerson pretende abrir seu próprio negócio usando empreendedorismo, pois acredita que não compensa ficar trabalhando para outras pessoas pois se tem o lucro integral.
Ele compartilhou um pouco de sua rotina de estudos e nos trouxe uma visão relacionada a trabalhar para os outros e abrir seu próprio negócio.


Agatha Azuma n 01

Palestra sobre Cotas

Aluna Isabela saldini da 3ª série B estudante do ensino médio, discurso uma palestra relacionada a cotas, como se usa o sistema de cotas para entrar na universidade, usando dados, estatísticas e exemplos.
Um exemplo foi o sistema de cotas para o vestibular da Fuvest no qual 100% das vagas são divididas em 50% para o Enem e 50% para o próprio vestibular da Vunesp, destes 50% são divididas em 37% para quem tem no mínimo um salário e meio percapta, esses 37% são divididos em três para quem é de etnia negro Pardo ou indígena.
É importante ressaltar que quem usa o sistema de cotas raciais ou cotas sociais só disputam vaga com pessoas que usam o mesmo sistema, então quem usa o sistema de cotas não disputa vaga com pessoas que não usam.
Muitas pessoas têm um certo tipo de rótulo e preconceito com pessoas que usam o sistema de costas, alegando que os mesmos estão tirando a vaga deles na universidade, e nao é o que ocorre.
Outro exemplo foi do ex-presidente Barack Obama que cursou direito na Universidade de Harvard usando o sistema de cotas.
Esta palestra podemos compreender que o sistema de cotas funciona e é válido na nossa sociedade.


Agatha Azuma n 01



Palestra Isadora Medeiros

Aluna Izadora Medeiros que cursa direito na Universidade Estácio, discursou sobre maneiras de ingressar em uma universidade usando a nota do ENEM pelo SISU e pelo ProUni,  pode-se também fazer o vestibular da própria universidade ( caso opte por fazer faculdade particular ) para que ganhe desconto na bolsa de estudos.
Relatou sobre como funciona dentro da universidade, e sobre as competições de jogos que ocorrem eventualmente.
 Cada curso tem seu mascote (direito = Rinos) e tem as competicoes da faculdade no qual os cursos disputam entre si.
Contudo podemos absorver um pouco de como funciona a rotina de um estudante universitário.


Agatha Azuma n 01

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Cotas sociais e raciais


Durante as aulas de Preparação Acadêmica foi apresentada uma palestra, elaborada por uma aluna que está no terceiro ano do ensino médio em nossa escola, a respeito do sistema de cotas utilizado por alguns vestibulares.
A estudante explicou questões como o funcionamento do sistema de cotas, quem tem direito nesse sistema, os dados sobre a inclusão dos cotistas nas faculdades e reflexões sobre ser a favor ou contra e porquê.
Com o foco no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ela nos explicou que 50% das vagas nas universidades são destinadas aos cotistas, onde serão subdivididas, sendo metade para os estudantes de escolas públicas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio, e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas, que tem direito no sistema de cotas raciais.
Ela nos apresentou o grande aumento na inclusão de negros, pardos e indígenas nas faculdades após a aplicação do sistema de cotas, e a importância sobre tal questão.
Por fim, refletimos a respeito da história dos negros, pardos e indígenas em nosso país, e a importância da inclusão na sociedade e obtenção de direitos, tais como educação e mais possibilidades para os mesmos.
Vitória Rodrigues nº38

Palestra elaborada por universitário cursando ciência da computação


Nas aulas de Preparação Acadêmica foi nos apresentado uma palestra, elaborada por um ex-aluno do E.E. Professor Sebastião Fernandes Palma, que atualmente cursa ciência da computação.
O universitário, e ex-aluno de nossa escola, disse que escolheu o curso de ciência da computação devido as grandes possibilidades no mercado de trabalho, onde planeja entrar futuramente, e os lucros que essa profissão gera quando bem executada. Contudo, apontou que realmente gosta do que está estudando.
Ele ressaltou que pretende entrar no mercado de trabalho e abrir sua própria empresa, pois não pensa ser favorável trabalhar para outras empresas devido ao lucro não ser rentável. Ainda, falou sobre a questão das oportunidades, onde muitas empresas buscam contratar pessoas com o curso de ciência da computação no currículo.
O estudante explicou também a importância da atualização constante nessa área de atuação, devido as constantes mudanças no meio tecnológico.
A palestra elaborada ajudou no entendimento a respeito das exigências do mercado de trabalho e na escolha profissional, que é muito importante para que saibamos escolher as carreiras que iremos seguir de forma consciente.
Vitória Rodrigues nº38

Palestra sobre empreendedorismo


Foi elaborada uma palestra, durante as aulas de Preparação Acadêmica, sobre o empreendedorismo por um empresário que está cursando administração e já possuiu várias empresas.
O empresário que apresentou a palestra ressaltou a importância da perspicácia para um empreendedor, e apresentou algumas dicas das qualidades necessárias para atuar no empreendedorismo com êxito.
Ele apontou a determinação como fator imprescindível para ser um bom empreendedor, exercendo as ideias com coragem, sem temer a derrota e ter ciência que os aprendizados com os erros são necessários. Também retratou a importância da criatividade para esse ramo no mercado de trabalho, onde deve-se ter um diferencial e o uso tecnológico pode ajudar bastante para o alcance de mais clientes. Ademais, a resistência e o foco são as bases para construir um futuro no empreendedorismo, onde vários projetos iniciais podem dar errado, mas não deve-se desistir.
Portanto, a palestra mostrou-me a importância da organização e determinação para conquista dos meus objetivos e metas, mas também que, muitas vezes, planos não darão certo logo na primeira tentativa, e pode levar tempo para chegar aos objetivos, mas isso não significa que não conseguiremos ser bem sucedidos.
Vitória Rodrigues nº38

Cotidiano de uma universitária cursando Direito


Durante as aulas de Preparação Acadêmica, foi elaborada uma palestra sobre o cotidiano de uma ex-aluna do E.E. Professor Sebastião Fernandes Palma, que atualmente cursa Direito.
A universitária e ex-aluna de nossa escola aceitou o convite de realizar uma palestra sobre suas atividades, estudos e organização referente a faculdade.
Ela nos explicou a respeito da diversidade de matérias, professores, materiais necessários, provas e como é a estrutura de sua faculdade. Comentou também tarefas fora da universidade, como seus horários de estudo, e vida social.
Ficou explícito a grande diferença entre ensino médio e bacharelado, tais como a responsabilidade e autonomia em dobro que um universitário deve ter, pois os professores apenas apresentam o conteúdo de cada matéria, mas a cobrança nos estudos deve partir inteiramente do estudante.
A palestra mostrou-me a importância de se estar preparado antes de começar a vida acadêmica, aproveitar oportunidades e experiências para saber como se comportar nos caminhos para alcançar meu projeto de vida.
Vitória Rodrigues nº38

Palestra de aluno de IT

                           Em umas aula de PA nós fomos convidados a participar de uma palestra de um ex-aluno da escola para apresentar sua área de trabalho e sua faculdade que esta cursando.
                           Ele dos introduziu com sua jornada ate descobrir sua área e como a escola  e os estudos o ajudaram nesta escolha, e como muitos alunos presentes se interessam pela área de tecnologia, ele nos explicou como facilitar seu desenvolvimento técnico e acadêmico, uma destas coisas e a fluência na linguá inglesa, organização estudos e princialmente determinação e foco no futuro acadêmico, também citou a importância de conhecimento prévio sobre ciência da computação.                            Isso fara com que nao apenas facilite nosso desenvolvimento nesta área especifica mas tambem valorize a carteira de trabalho, pois a tecnologia é a área mais presente na contemporaneidade.

Isabella Felicia de Carvalho n21 3C

Palestra de Empreendedorismo

                                      Nossa sala foi convidados a participar de uma palestra com um estudante da Barão de Mauá que esta estudando empreendedorismo  para relatar como a sua área funciona e como se engajar nela, mostrando como desenvolvi-las e usa-las a seu favor.
                                     Ele começou a apresentação definindo o empreendedorismo como uma área muito ampla no mercado de trabalho e principalmente autônoma, onde a criatividade e ideias são extremamente importantes para o desenvolvimento de um empresario, apos desta introdução ele especificou áreas de de mercados que buscam este tipo de trabalho e enfatizou que a busca de ideias renovadoras na contemporaneidade são as principais objetivos no mercado de trabalho, o trabalho em equipe sendo primordial para o desenvolvimento de ideias.

Isabella Felicia de Carvalho n21 3C

Palestra do cotidiano universitário

                              Em umas das aulas de Preparação Acadêmica, tivemos um palestras com uma ex-anula de nossa escola que esta fazendo faculdade de Direito, ela foi convidada a nos dizer como é uma vida de universitário e principalmente a sua organização em relação aos seus estudos.
                             Elas nos mostrou as materiais, espaço e estrutura da universidade, depois falou como é preciso de muito esforço e dedicação para com os estudos, os ambientes e ensino no entre ensino médio e ensino superior é extremamente diferentes, onde os professores não tem uma  grande preocupação se os estudantes compreenderam a matérias, os professores são apenas um orientados e mediador do assunto, verdadeiro entendimentos sobre a matéria é unicamente dada pelo estudo pessoas e dedicação estudante.

Isabellla Felicia de Carvalho  n 21 3C

Como funciona o sistema de cotas

Houve uma palestra com uma estudante da escola do terceiro ano sobre as cotas, em especial a racial. Ela nos falou sobre:

  •  Como ela funciona, 
  •  Quem tem direito, 
  •  Se teve mais inclusão nas faculdades,
  •  Dados estatísticos,
  •  Gráficos, 
  •  Entre outras coisas
Foi muito importante para mim, pois descobri muitas coisas sobre cotas, em especial que cotistas disputam vaga com contistas, era uma curiosidade da qual eu não sabia. Eu achei a palestra essencial para abrir nossos olhos sobre esse assunto não tão discutido. Foi o espaço para compreendermos e refletirmos melhor sobre a cota e deixarmos nosso antigo pensamento sobre ela para trás e passar a ver com novos olhos, já que os vestibulares estão chegando.



Caroline Canassa Nº08 3ªC

Palestra com um estudante de ciências da computação

Um ex aluno da escola nos deu uma palestra sobre sua vida como universitário, ele cursa ciências da computação em uma instituição federal e nos contou um pouco sobre suas experiências como um estudante de ensino superior. Ele falou sobre:

  • Sua rotina na faculdade,
  • Mudança como pessoa, refente a estudo, pois antes ele não era acostumado a estudar e hoje na faculdade ele adquiriu esse hábito,
  • Em relação aos professores que mudam muito do ensino médio para o superior,
  • Como é estudar em uma faculdade federal, 
  • Entre outros
Assim como a palestra da outra estudante, essa foi muito importante também, pois é muito legal ver visões diferentes sobre o mesmo assunto, que no caso é o ensino superior, em relação á faculdade federal. Eu gostei muito da palestra e de como ela me ajudou a abrir meus olhos referente ao que irei enfrentar após a conclusão do ensino médio.



Caroline Canassa Nº08 3ªC

Linha do tempo


Agatha Azuma -n° 01 - 3C

Palestra sobre empreendedorismo

Foi realizada uma palestra com um empreendedor que nos passou dicas relacionadas a empreendedorismo. Para empreender é preciso:

  • A base para empreender é ser criativo,
  • Usar táticas, estratégias e logística,
  • Ser líder para liderar e estar a frente, 
  • Saber trabalhar em grupo
  • Ser dinâmico,
  • Pensar rápido,
  • Fazer planejamentos,
  • Pensar em inovação,
  • Pensar em marketing
  • Entre outros  
Esses foram alguns tópicos no qual foi falado na palestra e que para mim foram importantes para quem pretende ser empreendedor ter uma básica noção. Ele também falou sobre áreas na qual trabalhou com o empreendedorismo e como foi crescendo a cada uma delas, e indicou o livro "MINDSET" muito bom pra quem pretende seguir essa profissão.



Caroline Canassa Nº08 3ªC

Palestra com uma estudante de direito

Foi realizada uma palestra com uma ex aluna da escola, que atualmente cursa direito em uma faculdade privada. Ela nos contou como é a vida de uma universitária: 

  •  Como ela se organiza para os estudos,
  •  Como é o material do seu curso, 
  •  Como são os professores,
  •  Como funciona sua faculdade,
  •  Diferença entre o ensino médio para o ensino superior,
  •  Entre outros.
 A palestra foi muito importante para mim, pois pude ter um pouco de noção de como é uma faculdade, especificamente a privada, já que a mesma estuda em uma. É muito importante termos esse contato com os ex alunos da escola que hoje são universitários, pois em um futuro bem próximo será nossa vez de adquirir essas novas experiências.



Caroline Canassa  N°08  3ªC

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

O Empreendedor e a Escalada

    No dia 11/09/2019 tivemos uma palestra sobre empreendedorismo e inovação com um empresário que atualmente cursa administração, porém tem e já teve outras empresas.
    O empresário disse bastante sobre a mentalidade de um empreendedor, dando a dica de leitura do livro Mindset e mais algumas dicas. Sendo elas:
    -INICIATIVA: ter a ideia e investir nela, sem medo de errar. Se houver uma falha, levar ela como aprendizado e não como derrota. Buscar sempre coletar feedbacks de tudo que tentou para melhorar, mesmo uma crítica negativa.
    -CRIATIVIDADE: No mundo empresarial aqueles que fazem mais do mesmo sofrerão com a indiferença dos clientes. Criar algo novo, não necessariamente um produto novo, mas qualquer coisa nova, como um sistema de atendimento ao cliente diferenciado, vale para criar o diferencial de sua empresa. Grandes empresas como a Uber, a Netflix e a Air Bnb diferenciaram-se das outras empresas pelas suas inovações, no caso o uso dos recursos tecnológico para oferecer seus serviços.
    -RESILIÊNCIA: É necessário a persistência naquilo que quer em busca do resultado que quer. Poucas empresas de sucesso estouraram da noite para o dia, para crescer é necessário muita estratégia e resiliência. Essa palavra também envolve a capacidade de se adaptar, ou seja, não persistir sempre naquilo que da erro, saber se virar na mudança.

Henrique Tsuji - 19

O Universitário e a Palestra

    Nas aulas de PA do dia 13/09/2019 tivemos uma palestra sobre a vida na faculdade e decisões na hora da escolha profissional por um ex-aluno da escola, Emerson S. L. Melo, que agora cursa ciência da computação.
    Ele disse que gosta do curso que faz, é a paixão profissional dele. Ele também entrou nessa profissão pelas oportunidades desse mercado no futuro e pelo lucro que essa profissão gera. 
    Emerson ainda não ingressou no mercado de trabalho, mas disse que nessa área é muito mais rentável ter sua própria empresa, ou acabará trabalhando de forma terceirizada, ou em assistências técnicas que não pagam tão bem.
  O palestrante também disse que as oportunidades de seu curso são amplas e de crescimento exponencial. Hoje há diversas empresas que contratam pessoas que tenham essa faculdade no currículo, principalmente no exterior com grandes salários (principalmente no Vale do Silício, EUA).
    Também foi frisada a extrema importância de se manter atualizado no ramo da computação, pois são tecnologias voláteis e em eterna atualização. O maior desafio dessa área para o palestrante é a necessidade de sempre ser criativo e inovador.

Henrique Tsuji - 19

sábado, 7 de setembro de 2019

Linhas do tempo

Referente a linha do tempo feita em P.A no ano de 2018 relacionada a momentos marcantes da escola no passado até os anos recentes, foi realizado a continuidade dessa linha do tempo , mas dessa vez em relação o que esperamos para o nosso futuro o que vamos desejar ter realizado. Eu me inspirei em comparar meus planos com uma girassol que dei o nome de Flor do Tempo , cada galho que se cresce é uma conquista de cada ano !
- Em 2020 : Pretendo ter passado na faculdade que prestarei que no momento presente é Relações Públicas
Em 2024: estar terminando ela pois dura 4 anos
2025:conseguir um bom emprego em uma empresa a onde eu possa crescer
2026: começar uma nova faculdade de jornalismo ou psicologia. 

Nome: Beatriz n° 5

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Meu futuro escolar

Linha do tempo sobre meu futuro escolar. Bruna. N:6

Meu passado escolar

Linha do tempo sobre meu passado escolar. Bruna. N:6

Minhas linhas do tempo



No ano de 2018 no meu segundo ano do ensino médio foi realizada uma atividade na disciplina preparação acadêmica, na qual pedia para produzirmos uma linha do tempo escolar com os fatos que nos marcaram até o ensino médio. (foto de cima)

Esse ano (2019) foi proposta uma atividade envolvendo linha do tempo, porém com a temática do futuro. Realizei a atividade colocando o que pretendo fazer nos próximos anos em relação ao ensino superior. (foto de baixo)

Caroline Canassa 3ªC  Nº08

Linhas do tempo



 Linha do tempo escolar, realizada nas aulas de preparação acadêmica no 2ºano do ensino médio, no ano de 2018. Foi feita para marcamos os momentos mais importantes vivenciados durante a trajetória  escolar até o ano da atividade.





Linha do tempo, realizada no 3ºano do ensino médio, nas aulas de preparação acadêmica, no ano de 2019. Foi feita para projetarmos nosso futuro na universidade e os passos que daremos após ela.

 Gabriele N14 3C

Linha do tempo



Giovana Suelen n°15

Linha do tempo

Foi feito uma linha do tempo, onde os alunos colocaram os momentos marcantes na escola, e quais as expectativas para o ensino superior.
Margarida Soares, 3C, N°:28