No cenário atual, quem tem ensino superior se da melhor no mercado de quem tem apenas ensino médio. A taxa de desemprego é maior para quem tem apenas ensino médio, enquanto quem tem ensino superior, além dessa taxa cair, ganha três vezes mais. Se um trabalhador com nível médio ganha R$ 1.000, outro com ensino superior ganhará R$ 3.000.
Em relação ao ensino médio, superior completo, com mestrado ou doutorado o cenário muda, o mercado passa a dar mais atenção aos especializados, ganhando mais de quem tem apenas ensino superior, e muito mais de quem tem apenas ensino médio.
Porém há uma “barreira” na frente daqueles especializados (ensino superior, mestrado ou doutorado), a chamada oferta e procura, que para um emprego ser mais bem remunerado e mais estável, é necessário que a quantidade de pessoas exercendo seja menor, e a procura seja maior.
Então pode-se dizer que hoje o sonhado prêmio educacional não garante sua aposentadoria, mas se especializando aumenta sua probabilidade de ser aceito com maior facilidade.
Lucas Rodrigues e Caleb Coelho
Nenhum comentário:
Postar um comentário