Realização da pesquisa quantitativa sobre vida profissional elaborada pelos estudantes da 3ºC, com base em 3 profissionais entrevistados por estudante.
Total de entrevistados: 88/73
Tabulação da entrevista
Faixa etária dos entrevistados:
Os profissionais entrevistados possuíam entre 20 e 79 anos, sendo tabulados no mesmo grupo pessoas entre 20 e 29 anos, pessoas entre 30 e 39 anos, pessoas entre 40 e 49 anos, pessoas entre 50 e 59 anos, pessoas entre 60 e 69 anos e pessoas entre 70 e 79 anos.
Dificuldade na escolha profissional:
Para tabular a ideia de nível de dificuldade na escolha profissional, cada entrevistado escolheu uma opção de resposta, podendo ser: pequeno, médio ou grande.
Dúvida na escolha profissional:
Para responder se tiveram dúvidas na escolha profissional, os entrevistados tiveram as opções: sim (para aqueles que tiveram dúvidas), não (para os que não tiveram dúvidas) ou nunca pensei a respeito (N.R.P).
Grau de influência:
A tabela a seguir apresenta os principais fatores que influenciam na decisão profissional, onde cada entrevistado escolheu o grau de influência para cada fator, podendo optar por: alto (grau de influencia alto pelo fator), médio (grau de influencia médio pelo fator) ou baixo (grau de influencia baixo pelo fator).
Grau de influência na decisão própria
Grau de influência no mercado de trabalho
Grau de influência na família
Grau de influência pelos professores
Grau de influência pelos amigos e colegas
Satisfação com a escolha profissional
Os entrevistados responderam se estavam satisfeitos ou não com a escolha profissional que haviam feito.
Aqueles que estavam satisfeitos apresentaram os seguintes motivos: estavam satisfeitos devido a evolução profissional; estavam satisfeitos devido a realização de seu projeto de vida; estavam satisfeitos devido a remuneração; estavam satisfeitos devido a independência/autonomia; estavam satisfeitos devido a estabilidade.
Aqueles que não estavam satisfeitos apresentaram os seguintes motivos: não estavam satisfeitos por arrependimento; não estavam satisfeitos devido a remuneração; não estavam satisfeitos devido influência de terceiros; não estavam satisfeitos devido baixa escolaridade; não estavam satisfeitos devido ser arrimo de família; não estavam satisfeitos devido a falta de opção para exercer tal profissão dentro do mercado de trabalho.
Mudança da escolha profissional no passado
Os entrevistados responderam se mudariam sua escolha profissional no passado optando por sim (caso mudariam sua escolha profissional no passado), não (caso não mudariam sua escolha profissional no passado) ou talvez (não havendo certeza se mudariam sua escolha profissional no passado).
Para aqueles que responderam com sim, mudariam sua escolha profissional no passado, apresentaram os seguintes motivos: mudariam sua escolha devido a falta de oportunidade; mudariam sua escolha devido a remuneração; mudariam sua escolha devido a escolaridade; mudariam sua escolha devido a falta de informação; mudariam sua escolha devido a não realização; mudariam sua escolha devido a influência de terceiros.
Mudança na escolha profissional atualmente
Os entrevistados responderam se mudariam sua escolha profissional atualmente, optando por sim (caso mudariam sua escolha profissional) ou não (caso não mudariam sua escolha profissional).
Para aqueles que responderam com sim, mudariam sua escolha profissional, apresentaram os seguintes motivos: mudariam devido a não estabilidade; mudariam devido a não realização; mudariam devido a não escolaridade; mudariam devido a remuneração; mudariam devido a autonomia; mudariam devido seu projeto de vida.
Para aqueles que responderam com não, não mudariam sua escolha profissional, apresentaram os seguintes motivos: não mudariam devido a realização; não mudariam devido a remuneração.
Gênero dos entrevistados